O parceiro Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva do Grupo Operacional «Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax (Vespa velutina) na produção apícola», promove em Cinfães, na Biblioteca Municipal, no próximo sábado, 09 de fevereiro de 2019, pelas 09h30 um seminário subordinado a esta temática.
Este projeto tem como objetivos contribuir para o aumento de produtividade dos pomares, para a sustentabilidade económica da atividade apícola e para a reposição do ecossistema ambiental, devendo ser implementado entre 2018 e 2021, sendo liderado pela Dolmen em parceria com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, a Associação de Apicultores da Serra do Marão, a Ader-Sousa, a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva e empresas/empresários que se dedicam à apicultura no território Douro, Tâmega e Sousa.
Este seminário visa, com base em boas práticas e experiência do Grupo Operacional, sensibilizar a comunidade apícola para a necessidade de prevenir os ataques massivos da espécie invasora, nomeadamente através da captura das vespas fundadoras, cada uma com potencial para gerar uma colónia com 1.500 indivíduos. O enfoque estará nas armadilhas e iscos, incluindo soluções artesanais, de fabrico caseiro.
A participação é livre, não carece de inscrição e é da maior importância para os apicultores e outros interessados nesta temática. Agradecemos a confirmação de presença para dolmen@sapo.pt.
Consulte aqui o programa e participe!
Fevereiro 8, 2019