O Grupo Operacional: “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina na produção apícola” esteve presente no Serão da Aldeia “Tradição e Inovação | Resiliência em Meio Rural: Produção de Mel”, organizado pela Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, CRL, no passado dia 24 de abril, em Amarante.
A presença foi feita por elementos pertencentes ao Grupo Operacional sendo que Nazareth Crespo, doutoranda da UTAD, um dos parceiros, foi uma das oradoras convidadas da iniciativa.
Durante a sua intervenção abordou o percurso desenvolvido pelo grupo, referindo reuniões de parceira, sessões de apresentação do projeto e presença em congressos. Referiu também o trabalho interno de divulgação em redes sociais e site; de inventariação de apicultores e apiários; de desenvolvimento de um sistema de informação e da preparação de armadilhas.
Para finalizar apresentou o estado da arte no combate à Vespa velutina, com a utilização massiva de armadilhas, análise da vespa em laboratório e dispersão geográfica da praga, tendo culminado com os desafios futuros e o anúncio dos próximos seminários e colóquios.